Horário de Funcionamento da Secção Consular

Segunda a Sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h

 

Agendamentos

  • Documentos de identificação - Cartão de Cidadão e Passaporte

O atendimento ao público para todos os atos relativos a Passaportes e Cartão do Cidadão (incluindo Primeiro Cartão do Cidadão, Renovação, Alteração de Morada e Levantamento)  é feito por agendamento prévio através da plataforma disponibilizada no Portal das Comunidades.

  • Registo Civil, Notariado e Outros Assuntos

O atendimento ao público é realizado por marcação prévia através do email sconsular.rabat@mne.pt.

Envie-nos o máximo de informação possível e todos os documentos relevantes para que lhe possa ser esclarecida a sua dúvida ou preparado o seu documento. Só após boa recepção de todos os documentos necessários, lhe será dado um agendamento para assinatura e levantamento do documento que pretende.

  • Vistos

Os pedidos de vistos devem ser entregues no Centro de Pedidos de Visto da VFS Global em Rabat. A entrega dos pedidos é feita por agendamento prévio através do site da VFS Global.

 

ATENÇÃO:

Atualmente, são aceites os pedidos de visto relativos a todas as categorias de vistos nacionais. 

Vistos Schengen continuam suspensos, excepto para viagens essenciais por motivos profissionais, de estudo ou tratamentos médicos. 

Caso se enquadre num destes motivos, antes de obter agendamento junto da VFS Global, envie um email para sconsular.rabat@mne.pt explicando a sua situação e anexando documentos comprovativos, para podermos confirmar a possibilidade de aceitar o seu pedido de visto. 

São igualmente aceites pedidos de visto Schengen para familiares de cidadão da União Europeia. Nestes casos, poderá obter agendamento junto da VFS Global e apresentar o seu pedido de visto sem necessidade de enviar previamente um email para a Secção Consular.

 

Método de Pagamento

 O único método de pagamento disponível na Secção Consular é pagamento em dinheiro. A quantia que deve trazer consigo ser-lhe-á comunicada conjuntamente com a data do seu agendamento.

 

Emergências Consulares

Se vai viajar para o estrangeiro, registe-se no Registo do Viajante. Será mais fácil localizá-lo e contactá-lo em caso de emergência.

Em caso de necessidade, poderá contactar o Gabinete de Emergência Consular, que funciona 24 horas por dia, através de:

  • telefone: + 351 217 929 714 | + 351 961 706 472
  • Email: gec@mne.pt
  • Partilhe