O Ministro do Ambiente e Transição Energética,  João Pedro Matos Fernandes, e o seu homólogo marroquino, o Ministro da Energia, Minas e  Ambiente, Aziz Rabbah, realizaram hoje, na presença do Secretário de Estado da Energia, João Galamba, uma videoconferência para fazer o ponto de situação sobre a cooperação bilateral entre  República Portuguesa e o Reino de Marrocos no domínio da energia.

Participaram igualmente nesta reunião os embaixadores dos dois países, Bernardo Futscher Pereira e Othmane Bahnini, bem como os principais atores da cooperação energética, a saber, do lado marroquino, o presidente e CEO da MASEN (Agência Marroquina para a Energia Sustentável), Mustapha Bakkoury, o diretor geral da ONEE (Agência de Eletricidade e Água Potável), Abderrahim El Hafidi, e o Secretário Geral do Ministério da Energia, Minas e Meio Ambiente, Mohamed Ghazali e, do lado português,  o Diretor Geral da REN (Redes Energéticas Nacionais), Rodrigo Costa, bem como representantes de  vários departamentos técnicos de ambos os paíes.

Os dois Ministros e o Secretário de Estado Português da Energia examinaram a questão da interconexão elétrica entre Portugal e Marrocos. Foi reafirmado o alcance estratégico desta ligação, tanto para os dois países como para a região, resultando num compromisso da ONEE e da REN em finalizar os estudos técnicos até o final do ano, de forma a transitar para uma nova fase de realização do projeto.

O Presidente da MASEN fez o ponto da situação das conversações em curso sobre o SET Roadmap, tendo alertado para a necessidade de se chegar rapidamente a um consenso entre as partes.  O SET Roadmap é uma iniciativa tomada à margem da COP22, realizada em novembro de 2016 em Marrakech.  Nessa ocasião, Alemanha, França, Marrocos, Portugal e Espanha, na presença da Comissão Europeia, da UpM e do Banco Mundial, assinaram uma declaração conjunta para o intercâmbio de eletricidade de  origem renovável.  As partes portuguesa e marroquina comprometeram-se a conjugar esforços de forma a concluir o processo e adotar o projeto de MoU / Declaração.

A videoconferência permitiu ainda abordar questões de cooperação técnica no campo da energia e minas.  Nesse sentido, os Ministros insistiram para que as comissões mistas se reunissem o mais rápido possível para conferir uma nova dinâmica a essa cooperação.

Os dois ministros evocaram por fim a importância do hidrogénio na descarbonização das economias e como um fator no fortalecimento da transição energética.  A este respeito, ambos os ministros fizeram o ponto de situação dos seus projetos nesta área, e concordaram em avaliar as possibilidades de cooperação neste domínio.

Os dois ministros acordaram na realização de  uma nova reunião em breve sobre as questões ambientais, de grande importância para ambas as partes.

 

screenshot 2020 07 03 at 10.14.23

  • Partilhe