A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, copresidida pelos governos de Portugal e do Quénia, terá lugar em Lisboa, na Altice Arena, de 27 de junho a 1 de julho.  

A Conferência dos Oceanos realizar-se-á num momento crítico, quando o mundo se mobiliza para implementar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentado 2030. A Conferência de Lisboa tem em vista, em especial, o objetivo 14: conservar e usar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

A Conferência é um apelo à mobilização coletiva da vontade política, dos recursos financeiros, da inovação e da juventude para implementar soluções transformadoras baseadas na ciência para proteger os oceanos.

Ao programa oficial da conferência juntar-se-ão eventos paralelos, incluindo um Fórum para o Investimento Sustentável na Economia Azul, que tem por objetivo reunir empresas públicas e privadas, start-ups, investidores, instituições financeiras e meios académicos, e promover uma reflexão sobre o desenvolvimento da economia azul de maneira eficaz e coerente.  

Originalmente prevista para junho de 2020, a conferência teve de ser adiada devido à situação sanitária global. A Assembleia Geral das Nações Unidas confirmou, em setembro último, as novas datas.  

 

unoc logo 2022 h p

  • Partilhe