Mais notíciasNotícias

Desde 15 de julho, os passageiros provenientes de Portugal devem cumprir as seguintes condições para entrar em Marrocos:

- Passageiros completamente vacinados, qualquer que seja a nacionalidade: devem apresentar certificado de vacinação completa e teste PCR negativo, realizado menos de 48h antes do embarque. Estão dispensados de quarentena.

- Passageiros não vacinados ou com vacinação incompleta, que sejam nacionais marroquinos (e suas famílias) ou estrangeiros residentes em Marrocos: devem apresentar um teste PCR negativo, realizado menos de 48h antes do embarque e autoisolar-se no seu domicílio durante 5 dias. Terão de fazer um teste (PCR ou antigénio) ao 5º dia.

- Passageiros não vacinados ou com vacinação incompleta, de nacionalidade estrangeira e sem residência em Marrocos: devem apresentar um teste PCR negativo, realizado menos de 48h antes do embarque e fazer uma quarentena de 10 dias, a expensas próprias, num dos hotéis designados para o efeito pelas autoridades marroquinas. Terão de fazer novo teste PCR ao 9º dia de quarentena.

Relembramos que se consideram completamente vacinadas apenas as pessoas que tenham tomado a segunda dose ou a dose única da vacina há pelo menos 14 dias antes da viagem.

As crianças com menos de 11 anos estão dispensadas de apresentar teste PCR.

Na sequência da entrada em vigor, a 1 de julho, do Certificado Digital Covid da UE, os passageiros que disponham do referido certificado estão dispensados da apresentação de qualquer teste para entrar em Portugal.

Quem não disponha do Certificado Digital Covid da UE, deve apresentar um teste PCR negativo, realizado menos de 72h antes do embarque, ou um teste rápido antigénio, realizado nas 48 horas anteriores ao embarque. Alertamos que apenas serão admitidos os testes rápidos de antigénio que constem da lista acordada pelo Comité de Segurança da Saúde da União Europeia. Os menores de 12 anos estão dispensados da apresentação de qualquer teste.

Relembramos que a partir de Marrocos são apenas permitidas viagens essenciais. Para além das viagens realizadas por cidadãos portugueses ou cidadãos da UE e respetivas famílias, são consideradas viagens essenciais as realizadas por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias.

 

2105 greencertificate thumb

Temos o prazer de convidar para a abertura da exposição online “Alcácer-Ceguer: património arqueológico luso-marroquino no estreito de Gibraltar”, que terá lugar às 18 horas de 30 de junho

Alcácer-Ceguer é uma antiga cidade medieval no norte de Marrocos, onde os portugueses estiveram entre 1458 e 1550. Abandonada após a sua partida, a exposição conta a história do sítio arqueológico e ilustra os trabalhos de exploração de uma equipa conjunta de arqueólogos portugueses e marroquinos entre 2012 e 2020, em contraponto com outros trabalhos de investigação anteriores, nomeadamente de equipas norte-americanas.

A exposição online estará disponível nos seguintes links, conforme a versão linguística:

https://expo.ksarseghir.fcsh.unl.pt/ar

https://expo.ksarseghir.fcsh.unl.pt

https://expo.ksarseghir.fcsh.unl.pt/fr

https://expo.ksarseghir.fcsh.unl.pt/en

 

convite_exposicao_ksar_pt.jpg

Veja aqui a apresentação do projeto Portugal em Marrocos, cinco podcasts da autoria de Frederico Mendes Paula, com o patrocínio da Embaixada de Portugal em Rabat e do Instituto Camões, sobre a história da presença de Portugal em Marrocos entre o século XV e o século XVIII: Guerras e Conquistas, A Arquitetura Militar das Praças em Marrocos, O Dia a Dia nas Praças em Marrocos, As Praças do Norte e o Protetorado de Duquela; De Alcácer Quibir ao Tratado de Paz.

  

 

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.facebook.com/plugins/video.php?height=314&href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fambassadeduportugalrabat%2Fvideos%2F315938016855205%2F&show_text=false&width=560&t=0 para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

Contactos

5, Rue Thami Lamdouar,
Souissi - Rabat 10 170
Maroc

212 (0) 5377 564 46
212 (0) 5377 564 47
212 (0) 5377 564 49
rabat@mne.pt
sconsular.rabat@mne.pt (Secção Consular)
Facebook Youtube Instagram 

Mais informação

Ligações úteis

emergenciaconsular

eportugal

c a rgb

logo aicep

turismport